domingo, 21 de outubro de 2007

doclisboa 2007: "In the House of Angels"

Decorre de 18 a 28 de Outubro o 5º Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa: o doclisboa 2007.
Hoje, no Cinema Londres, foi projectado In the House of Angels, documentário realizado em 1998 pela norueguesa Margreth Olin. Transcrevo a resenha que consta no catálogo distribuído pela organização do evento:

"In the House of Angels retrata de forma respeitadora e muito sensível a vida quotidiana num lar para a terceira idade na Noruega. É um local que oferece aparentemente condições excelentes, mas onde as pessoas sabem que esperam apenas a morte. As personagens aproximam-se da câmara e, uma vez sozinhas com a equipa de filmagem, usam-na como uma amiga a quem podem confessar-se, exprimir o seu desespero ou simplesmente as suas opiniões. Também é um filme provocador que confronta o público com a sua atitude em relação não apenas à velhice, mas também ao seu próprio humanismo. Um hino à terceira idade feito com humor e afecto e que questiona a ideia de estado providência. Será que a aparente incapacidade de tornar mais humana a vida quotidiana destas pessoas significa que o estado providência falhou? "


Uma obra invulgar em que, a ausência de narração, nos deixa sozinhos com aqueles velhos e com os funcionários que deles cuidam. Uma incursão na simplicidade do quotidiano de um lar, cheio de solidão e memória. Idosos que "lutam" todos os dias para afirmarem a sua individualidade, intimidade, autonomia e dignidade e não perderem a pessoa que sempre foram, num meio impessoal que lhes é estranho. Porquê quartos separados para casais que partilharam 70 anos das suas vidas?

Nas palavras da realizadora: I made this film to give old age a face. Esta "face" de que muitos se escondem, que muitas famílias encerram em quartos bem longe de casa, é, no entanto, a face da esmagadora maioria dos doentes de que cuidaremos. Uma especial menção para a banda sonora da autoria de Mike Scott dos The Waterboys, particularmente para a música She is so Beautiful, que acompanha a lindíssima filmagem do banho de imersão de uma das personagens.

Este documentário, integrado na secção "Vento Norte", - cujo objectivo é dar um panorama da recente expansão do documentário escandinavo - tem a duração de 97 minutos e nova projecção marcada para o dia 25 de Outubro, pelas 16.30, no Grande Auditório da Culturgest (edifício da Caixa Geral de Depósitos, Campo Pequeno, Lisboa).

Outras sugestões-doclisboa:
Jean Paul
(Francesco Uboldi, Itália, 2006, 8') - 24Out. 18h, Cinema Londres
La Pudeur et l'Impudeur (Hervé Guibert, França, 1991, 58') 22Out. 22.45h, Culturgest

Nenhum comentário: